Estado do Rio – Equipes de odontologia que atuam em hospitais da rede estadual aderiram à campanha Julho Neon, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde bucal. Formadas por cirurgiões-dentistas e bucomaxilofacial, os profissionais intensificaram a promoção de palestras sobre a importância de escovar os dentes, usar fio dental e realizar consultas periódicas ao dentista. Esta semana, foram realizadas campanhas na UPA do Colubandê e no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), ambos em São Gonçalo.
Acompanhados dos personagens vivos “Dentinhos”, os profissionais percorreram as unidades de saúde explicando aos pacientes, seus acompanhantes e colaboradores a importância da saúde bucal. “Nosso trabalho, junto com toda a equipe multiprofissional, é olhar o paciente como um todo e ajudar no controle de infecções ao aplicar um conjunto de práticas para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente”, explica William Chaia, coordenador de Odontologia do HEAT.
Nos setores de pediatria, dentistas explicaram às crianças como escovar os dentes e aos pais sobre a importância do hábito de higiene, principalmente, ao acordar e após as refeições. Os pequenos ganharam kit com escova de dente, creme dental e antisséptico bucal. Juntos os personagens vivos mostraram muita habilidade na escovação para manter um sorriso bonito e protegido.
Nos seis primeiros meses deste ano, as equipes de odontologia dos Hospitais Estaduais Alberto Torres, João Batista Cáffaro, em Itaboraí, Zilda Arns, em Volta Redonda, e Roberto Chabo, em Araruama, realizaram cerca de 50 mil procedimentos.
Estudos alertam que a boca é a principal porta de entrada de muitas infecções respiratórias em pacientes internados tanto nos Centros de Tratamento Intensivo (CTIs), como nas clínicas médicas. Apesar dos desafios e riscos enfrentados, a rotina de cuidados é diária. Os pacientes que estão em estado grave nos CTIs passam por higienização bucal frequente, com o tratamento tradicional de limpeza e higienização com gaze e antissépticos. Além disso, os profissionais também utilizam a laserterapia para eliminar infecções mais severas na boca de pacientes que passam pelo processo de intubação. Já os doentes menos graves, recebem devidamente a assistência em casos emergenciais.
Fonte: diariodovale.com.br