Julho Neon 2021

Mais de 15 milhões de pessoas e milhares de dentistas impactados, além de 100 mil reais em doações para ONGs.

Confira como foi o maior movimento de conscientização sobre a saúde bucal do Brasil.

Sobre o
Julho Neon

Julho Neon é uma iniciativa da SINOG, Associação Brasileira de Planos Odontológicos. Em 2021, completamos 25 anos e celebramos o início do Movimento com o objetivo de democratizar o acesso à saúde bucal em todo o país. Acreditamos que através do mutualismo conseguimos proporcionar uma saúde bucal de qualidade por um preço que cabe no bolso do cidadão brasileiro.

O Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo e, ainda assim, grande parte da população nunca teve a oportunidade de fazer uma consulta.
Em julho, queremos voltar as atenções das pessoas para a importância dos cuidados com a higiene bucal, a prevenção de doenças e o tratamento odontológico.

Hoje o mundo pede autocuidado. Por trás de cada máscara há um sorriso que não pode ser esquecido. Um sorriso que deve ser saudável e, cada vez mais, uma expressão de otimismo.

Escolhemos julho por ser o mês das férias escolares e, portanto, com maior disponibilidade para realizar consultas e os tratamentos das crianças.

Para representar um sorriso brilhante, que irradia saúde e expressa toda a autenticidade do brasileiro, escolhemos o neon, dando luz à expressão que traduz a nossa espontaneidade e merece maior atenção e cuidado. Além disso, trouxemos a cor símbolo da Odontologia, o grená, como um dos elementos de composição do nosso laço, símbolo do Movimento Julho Neon. Salve o Sorriso Brasileiro!

Nosso objetivo é ter cada vez mais brasileiros orgulhosos de mostrarem seus sorrisos saudáveis e autênticos. Com mais acesso à saúde bucal, queremos diminuir o índice de problemas bucais e aumentar o bem-estar de toda a população.

Nossa agenda

Durante todo o ano e principalmente no mês de julho, teremos ações que ampliam o acesso à informação e aos cuidados com a saúde bucal.

Acompanhe os próximos eventos.

Nenhum evento encontrado!

Projeto de Lei nº 2.563/2021

O PL 2.563/2021, do deputado Luiz Antônio Teixeira Júnior – Dr. Luizinho (PP/RJ),  “Institui o mês de julho como mês de conscientização e promoção da Saúde Bucal”.

O que propõe: institui a campanha Julho Neon, dedicada à promoção da saúde bucal. As campanhas nacionais de conscientização da população sobre a importância da saúde bucal ocorrerão durante o mês de julho.

Resumo da tramitação: o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aguardando designação de relator. Já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família. Foi apresentado requerimento de urgência pelos líderes; quando aprovado, o projeto poderá ser apreciado diretamente pelo plenário e, após, ser encaminhado ao Senado.

Em reunião com representantes da SINOG (Dr. Roberto Cury – Presidente e Dra. Fernanda Ceneviva – Superintendente Técnica) no dia 15 de junho de 2021, o Deputado Dr. Luizinho (Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr.) mostrou sua sensibilização com o Movimento Julho Neon.

ONG

ONGs Participantes

No Movimento Julho Neon, você pode fazer a sua parte para que mais pessoas consigam cuidar da saúde bucal, com a ajuda de profissionais. 

Conheça as ONGs que integram este Movimento:

Doutores das Águas

A OSCIP realiza atendimento médico, odontológico e de educação recreativa em comunidades ribeirinhas isoladas na Amazônia.
A partir da visitação das áreas hoje atendidas e da constatação da situação de vulnerabilidade, em que as comunidades locais se encontravam, o projeto foi desenvolvido unindo o profundo conhecimento da região a competências médicas, odontológicas, educacionais e logísticas.
A missão foi iniciada em 2011 e, a cada nova expedição, é reafirmado o compromisso com a população atendida e a certeza da manutenção permanente do projeto.

Turma do Bem

A maior rede de voluntariado especializado em Odontologia do mundo, com mais de 17 mil voluntários levando assistência a regiões periféricas.

A missão da OSCIP é mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica, com relação ao impacto socioambiental. A Turma do Bem possui diversos programas que beneficiam a população, como Apolônias do Bem, Meninas 15, Estudante do Bem e Dentista Verde.

Um dos programas de maior destaque é o Dentista do Bem que oferece atendimento gratuito no consultório do dentista, atendendo crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos. Os pacientes são selecionados em triagens em escolas públicas e organizações sociais e assim iniciam os tratamentos odontológicos necessários.