Manifesto
SINOG 25 anos

Este é um Movimento para ressaltar à importância da saúde bucal, evidenciando a preocupação com os cuidados diários com a saúde bucal e a necessidade de consultar com frequência um cirurgião-dentista.

Afinal, o Sorriso além de ser a manifestação da alegria, da hospitalidade, da força genuína do brasileiro é também um assunto sério que inspira atenção e muito cuidado. Por isso, merece ter um mês dedicado à promoção da saúde bucal para garantir a todos os brasileiros a oportunidade de poder sorrir sem medo.

O Brasil é reconhecido no mundo inteiro
por sua natureza exuberante e
por sua imensa força produtiva.

Mas, de todas as riquezas, tem uma que representa
a essência do nosso país e de cada brasileiro.
Uma que é o nosso patrimônio nacional, o sorriso.

Nele estão refletidas a hospitalidade de um povo gentil e
a garra de uma nação que vive e trabalha
com a simpatia e a alegria em tudo o que faz.

O sorriso, portanto, é a marca registrada do nosso povo
e, apesar disso, a saúde bucal do brasileiro ainda é muito precária.
E olha que o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo.

A SINOG tem trabalhado para a democratização do acesso
à saúde bucal de qualidade e para todos.

Atualmente, apenas uma parcela da população
possui plano odontológico, e por isso temos ainda muito a fazer
para manter o nosso maior patrimônio, um sorriso saudável e brilhante no rosto dos brasileiros.

E pode ter certeza, no que depender da SINOG,
continuaremos empenhados para que o sorriso e a saúde bucal sejam uma realidade para toda a nação.

Salve o Sorriso Brasileiro
SINOG 25 anos

Sobre
Julho Neon

Julho Neon é uma iniciativa da SINOG, Associação Brasileira de Planos Odontológicos. Em 2021, completamos 25 anos e celebramos o início do Movimento com o objetivo de democratizar o acesso à saúde bucal em todo o país. Acreditamos que através do mutualismo conseguimos proporcionar uma saúde bucal de qualidade por um preço que cabe no bolso do cidadão brasileiro.

O Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo e ainda assim, grande parte da população nunca teve a oportunidade de fazer uma consulta.

Em julho, queremos voltar as atenções da população para a importância dos cuidados com a higiene bucal, a prevenção de doenças e o tratamento odontológico.

Hoje o mundo pede autocuidado. Por trás de cada máscara há um sorriso que não pode ser esquecido. Um sorriso que deve ser saudável e prevenir doenças e, cada vez mais, ser uma expressão de otimismo.

Escolhemos julho, por ser um mês das férias escolares e portanto, com maior disponibilidade para realizar consultas e os tratamentos das crianças.

Para um sorriso brilhante, que irradia saúde e expressa toda a autenticidade do brasileiro escolhemos o neon, dando luz à expressão que traduz a nossa espontaneidade e merece maior atenção e cuidado. Além disso, trouxemos a cor símbolo da Odontologia, o Grená, como um dos elementos de composição do nosso laço, símbolo do Movimento Salve o Sorriso Brasileiro.

Nosso objetivo é ter cada vez mais brasileiros orgulhosos de mostrarem seus sorrisos saudáveis e autênticos. Com mais acesso à saúde bucal, queremos diminuir o índice de problemas bucais e aumentar o bem-estar de toda a população.

Nossa agenda

Durante todo o ano e principalmente nos mês de Julho, teremos ações que ampliam o acesso à informação e aos cuidados com a saúde bucal.

Acompanhe os próximos eventos.

Nenhum evento encontrado!

Projeto de Lei Nº 2.563/2021

O lançamento do Movimento Julho Neon conseguiu sensibilizar e mobilizar, inclusive, a classe política brasileira.

Foi por intermédio do Deputado Federal Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ) que o Projeto de Lei que institui o mês de Julho como mês de conscientização e promoção da Saúde Bucal, chegou à mesa da Câmara dos Deputados em 14 de Julho de 2021.

O regime de tramitação deste PL está com o seguinte andamento:
04/08/21 – Recebimento pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)
18/08/21 – Designado como relator o Deputado Luiz Lima (PSL-RJ)
16/09/21 – Parecer favorável do relator
29/09/21 – Aprovado o parecer na CSSF
? – Recebimento pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)
? – Parecer do relator
? – Votação na CCJC
? – Recebimento pelo Senado Federal
? – Recebimento pela Presidência da República

Em reunião com representantes da SINOG (Dr. Roberto Cury – Presidente e Dra. Fernanda Ceneviva – Superintendente Técnica) no dia 15 de junho de 2021, o Deputado Dr. Luizinho (Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr.) mostrou sua sensibilização com o Movimento Julho Neon.

ONG

ONGs Participantes

No Movimento Julho Neon, você pode fazer a sua parte para que mais pessoas consigam cuidar da saúde bucal, com a ajuda de profissionais. 

Conheça as ONGs que integram este Movimento:

Doutores das Águas

A OSCIP realiza atendimento médico, odontológico e de educação recreativa em comunidades ribeirinhas isoladas na Amazônia.
A partir da visitação das áreas hoje atendidas e da constatação da situação de vulnerabilidade, em que as comunidades locais se encontravam, o projeto foi desenvolvido unindo o profundo conhecimento da região a competências médicas, odontológicas, educacionais e logísticas.
A missão foi iniciada em 2011 e, a cada nova expedição, é reafirmado o compromisso com a população atendida e a certeza da manutenção permanente do projeto.

Turma do Bem

A maior rede de voluntariado especializado em Odontologia do mundo, com mais de 17 mil voluntários levando assistência a regiões periféricas.

A missão da OSCIP é mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica, com relação ao impacto socioambiental. A Turma do Bem possui diversos programas que beneficiam a população, como Apolônias do Bem, Meninas 15, Estudante do Bem e Dentista Verde.

Um dos programas de maior destaque é o Dentista do Bem que oferece atendimento gratuito no consultório do dentista, atendendo crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos. Os pacientes são selecionados em triagens em escolas públicas e organizações sociais e assim iniciam os tratamentos odontológicos necessários.