Você está visualizando atualmente Julho Neon: cinco dicas para manter a saúde bucal e garantir autoestima

Julho Neon: cinco dicas para manter a saúde bucal e garantir autoestima

  • Categoria do post:Imprensa

De acordo com IBGE cerca de 90% dos brasileiros higienizam a boca até duas vezes por dia. Frequência não é a recomendada por profissionais da área.

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% dos brasileiros higienizam a boca até duas vezes por dia. Apesar de parecer alta, a frequência não é a recomendada por profissionais da área. Em apoio ao movimento Julho Neon de conscientização da importância da saúde bucal no Brasil, a dentista Eliane Durce, da rede credenciada da Porto Seguruo, desmistifica e esclarece as melhores formas de garantir uma boca e um sorriso bonitos e saudáveis.

“O Julho Neon ajuda a enfatizar um tema de extrema importância para a saúde integral de todos. A prevenção deve ser feita e a conscientização tem que estar na rotina de todos, independentemente de ser profissional da área ou não”, comenta Eliane.

Confira cinco divas essenciais para uma boca e sorriso saudáveis

1. Idas frequentes ao dentista  
“Embora seja quase um senso comum, é preciso reforçar a necessidade de ir ao dentista desde criança e a cada seis meses para uma avalição geral da saúde da boca, afinal, a profilaxia é a forma de cuidado e prevenção a possíveis problemas e manifestações futuras. Os checapes odontológicos, assim como os médicos, são importantes para manter a saúde em dia”.
2. Uma alimentação saudável garante uma boca mais saudável 

“Manter bons hábitos alimentares é essencial para a saúde física e bucal. A alimentação está diretamente relacionada com o desenvolvimento da cavidade bucal como um todo, sendo também parte do controle do PH da boca e da saliva. Além disso, a ingestão de alimentos com alto teor de açúcar pode acarretar problemas dentários como a cárie”.

 
3. Cuidar da saúde da boca é também cuidar da saúde mental  
“É indiscutível a relação direta entre saúde bucal e saúde mental. Além de melhorar a qualidade de vida por meio de uma autoestima mais elevada, uma boca saudável fortalece relacionamentos sociais e interpessoais e previne complicações psicológicas que podem se originar e/ou manifestar sintomas bucais, como estresse, ansiedade e depressão”.
 
4. O básico funciona 
“A melhor escovação é aquela feita com calma, cuidado, com os produtos adequados e com a periodicidade correta. Para uma higienização apropriada, não é necessária a utilização de substâncias abrasivas ou em grande quantidade. Uma pequena porção de pasta de dente junto a uma escova de cerdas macias, aos movimentos corretos e ao fio dental já é o suficiente para uma limpeza completa sem agressão à gengiva e desgaste dentário. Além disso, a escovação deve ser feita várias vezes ao dia e, para aqueles com necessidades odontológicas especiais, deve-se verificar com um profissional da área qual o melhor produto para o caso”.
 
5. A limpeza da língua também faz parte da higiene bucal  
“A higiene completa da boca também engloba a limpeza da língua, que pode ser feita somente com água e por meio de uma escova tradicional ou de um raspador específico, o importante é limpar toda vez que fizer a escovação dos dentes”.
 
 

Fonte: www.em.com.br